O que é acreditação?

A acreditação é uma ferramenta avaliativa que fornece uma validação externa e independente (sempre feita por uma empresa terceira) dos serviços oferecidos por hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e qualquer outra instituição prestadora de serviços de saúde, avaliando se esses locais e os serviços prestados ali estão em conformidade com os padrões de qualidade de uma dada metodologia.

O processo de acreditação é voluntário, ou seja, é a própria instituição de saúde que opta por fazer parte e ser avaliada. A certificação é apenas uma das etapas da acreditação, mas mesmo antes dessa conquista a instituição de saúde já se beneficia com o olhar externo e isento para as suas práticas.

Durante a acreditação, a instituição é instigada a organizar suas diretrizes, seus indicadores e, sobretudo, a trabalhar as equipes de forma transversal. Em um processo de acreditação, fica muito evidente a importância do engajamento e do trabalho dos times. Por meio da acreditação, as instituições podem ganhar maturidade, desenvolver formas de analisar melhor sua própria realidade e propor melhorias, tendo ganhos de qualidade e eficiência.

O paciente é trazido para o centro do cuidado, e há mais segurança durante todo a sua jornada, desde o processo da admissão, tratamento e alta. Instituições acreditadas realizam monitoramentos contínuos para reduzir as chances de que um erro aconteça durante a assistência. Ao final, todos os envolvidos se beneficiam da melhoria na segurança e na qualidade assistencial.

Quais as vantagens da acreditação?

Por meio de um bom processo de acreditação, é possível reduzir custos de funcionamento e manutenção, diminuir riscos de segurança para o paciente, fomentar processos mais sólidos de recrutamento profissional, aprimorar o desenvolvimento e o aprendizado dos profissionais que já são colaboradores da instituição de saúde e alinhar o modo de funcionamento de organizações de cuidado médico com instituições que já são referência para toda a comunidade médica.

Para colher esses frutos, contudo, é importante ser criterioso na escolha da instituição que fará a avaliação com fins de acreditação. O time de avaliadores deve ser multidisciplinar, com grande capacidade técnica e também experiência na área assistencial e de gestão. A instituição avaliadora deve promover continuamente a formação de sua equipe e ter competência para atuar junto com as instituições de saúde, compartilhando boas práticas. 

O IQG Health Services Accreditation conta com uma ampla equipe de avaliadores sêniores com dedicação exclusiva, com décadas de atuação na área e com ampla produção científica para congressos de qualidade, segurança e gestão. Os novos avaliadores passam por cursos e por um período de treinamento com avaliadores mais experientes, para conhecer tanto a metodologia que está sendo utilizada como também a cultura e as práticas do IQG. O IQG possui um alto rigor para a formação de seus avaliadores.

Quais as principais metodologias de acreditação?

As duas metodologias de acreditação mais difundidas no Brasil são a da ONA (Organização Nacional de Acreditação) e da QMentum International, anteriormente conhecida como “acreditação canadense”, aplicada em mais de 35 países há mais de 50 anos, desenvolvida pela HSO (Health Standards Organization). 

Maior acreditadora do Brasil, o IQG é líder na acreditação ONA, com mais de 400 instituições acreditadas em todo o país. O IQG também é membro da HSO, sendo o responsável pelo desenvolvimento nacional da metodologia Qmentum International.

O IQG dissemina há três décadas os conceitos da Gestão da Qualidade no Brasil e na América Latina, sempre orientado pelo compromisso com a manutenção da competitividade e sustentabilidade das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde. Nós assumimos o compromisso de promover a Cultura de Segurança do Paciente e a busca contínua pela Excelência junto às instituições de saúde que ingressam em qualquer um de nossos Programas.

Referências

ACREDITAÇÃO, Organização Nacional de. O papel da ONA na construção do sistema de saúde brasileiro. Disponível em: <https://www.ona.org.br/20anos/>. Acesso em: 20 ago. 2019.

ACREDITAÇÃO, Organização Nacional de. O que é Acreditação. Disponível em: <https://www.ona.org.br/acreditacao/o-que-e-acreditacao>. Acesso em: 20 ago. 2019.

FORTUNE, Triona; O’CONNOR, Elaine; DONALDSON, Barbara. ISQua: Guidance on designing healthcare external evaluation programmes including accreditation. 2015. Disponível em: <http://www.fqas.ie/download/media/3761/>. Acesso em: 20 ago. 2019.

 ACREDITAÇÃO, Organização Nacional de. Manual das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde. 2018. Disponível em: <https://www.ona.org.br/loja/produto/manual-brasileiro-de-acreditacao-organizacoes-prestadoras-de-servicos-de-saude-versao-2018>. Acesso em: 20 ago. 2019.


ORGANIZATION, Hso – Health Standards. Metodologia Qmentum IQG: Padrões para serviços hospitalares – Vol.1. 2018. Disponível em: <http://www2.iqg.com.br/>. Acesso em: 20 ago. 2019.

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