Configuração Atual do Sistema e o Modelo da Atenção Primária

Configuração Atual do Sistema e o Modelo da Atenção Primária

Independentemente do nível de financiamento da saúde, o uso ineficiente dos recursos é visto como contribuindo para sistemas de saúde fracos em todo o mundo. A crítica aqui gira em torno da alta fragmentação do setor, falta de coordenação da prestação de serviços e foco indevido no atendimento hospitalar e especializado. Existe uma demanda crescente para reorganizar os sistemas de saúde para fornecer serviços centrados nas pessoas, exigindo uma modelo de atenção multidisciplinar e integrada do trabalho. A pressão por um foco maior nos serviços de saúde preventivos para conter as doenças não transmissíveis  e na atenção primária à saúde não é nova, mas recuperou seu ímpeto na segunda década deste século.  A atenção primária é vista como uma estratégia eficaz para enfrentar as ineficiências organizacionais e conter custos através de uma melhor coordenação dos ambulatórios com os serviços hospitalares, preventivo com cuidados curativos e serviços de saúde com assistência social para atender às necessidades do envelhecimento da população.

Muitas reformas do sistema se concentraram na contenção de custos e em maior competição por melhor eficiência de custo.  Estas  reformas, resultaram em uma crescente diversificação nas formas da prestação de serviços sem reorganização do sistema.
Precisamos mudar o debate nacional apenas do financiamento dos cuidados de saúde para construir o melhor sistema de prestação de cuidados para promover o acesso aos usuários, maior valor e melhor saúde para população.

É necessário fortalecer a atenção primária, e esta  deve ser uma meta política firmemente estabelecida para a sustentabilidade do sistema.

Mara Machado – CKO Chief Knowledge Officer

Publicado em: 28.01.2020

O que é Segurança do Paciente?
A enfermagem do século XXI

Publicações similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu