Papel dos Médicos na Transformação do Sistema – I

O Papel dos Médicos na Transformação do Sistema – I

Os sistemas de saúde estão se transformando. Hospitais em todo o país estão apresentando diminuição de suas receitas, o que traz à tona um assunto discutido há anos, a importância da efetividade operacional.

Estão apresentando resultados iguais a serviços ambulatoriais, embora mantendo uma infraestrutura de alta complexidade.

Gestores mais progressistas que já entenderam esta lacuna, estão aprendendo a construir plataformas ambulatoriais mais fortes. Essa transformação desafia os sistemas de saúde a reconfigurar sua infraestrutura de prestação de serviços, e coordenar a atenção à saúde além das paredes dos hospitais.

A justificativa de custo para esse redesenho de atendimento exige uma avaliação especializada que envolve as necessidades do mercado de cuidados de saúde, ajustes necessários para atendê-los e uma previsão mínima de retorno do investimento.

Uma estratégia ambulatorial lucrativa começa no cenário da atenção primária, que serve como “Controle” para coordenação de cuidados em todo o sistema.

Manter a saúde da população é o primeiro passo para agregar valor a um custo menor.

Para isto é preciso coordenar o trabalho entre os serviços da atenção primária, secundaria e terciária.

Isto é particularmente importante para o crescente número de pessoas com várias condições de saúde que recebem cuidados e apoio de uma variedade de profissionais.

O sucesso é mais provável quando as medidas de apoio à decisão entram em vigor antes das mudanças no atendimento. 

Há necessidade de médicos estarem no centro do desenvolvimento dos cuidados integrados, com base no trabalho dos novos modelos de atenção e reconhecer que o principal benefício desse modelo de atendimento  resulta da integração clínica, e não da integração organizacional. O reposicionamento do profissional médico no centro do desenvolvimento dos cuidados integrados se torna imperativo. Por sua vez, esse reconhecimento permitirá a construção de novos modelos de remuneração médica, agora baseada em valor.

Dr. Bruno Farrás

Dra. Elizabeth Reis

Publicado em 11.02.2020

Novos Padrões de Avaliação do Modelo Internacional Qmentum – IQG
Modelo de Atenção à Saúde Cuidado Integrado

Publicações similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu