Hospital Santa Lúcia – Hospital do Coração Poços de Caldas

O Hospital Santa Lúcia – Hospital do Coração está investindo na proteção dos pacientes e da sua equipe no enfrentamento ao COVID-19. A instituição vem utilizando diversas inovações para garantir a segurança no atendimento aos pacientes acometidos por esta nova patologia bem como para poder continuar garantindo a excelência no atendimento aos pacientes cardiovascular e cerebral, principais especialidades da instituição, a qual é referência de atendimento em sua região e mantendo premiação com a melhor resolutividade do estado de Minas Gerais por três anos consecutivos no atendimento cardiológico.

Para enfrentar esta situação não convencional a instituição buscou alternativas também não convencionais de trabalho, realizando uma ruptura de diversos processos e implementando as inovações descritas a seguir:

  • Módulo de transporte

O inovador módulo de transporte idealizado e construído pela instituição permite que os pacientes sejam transportados em total isolamento com uma cobertura transparente que possibilita visualização do paciente, monitorização completa e utilização de dispositivos para oxigenoterapia.

Dessa forma podemos transportar o paciente monitorado de maneira rápida (4 -5 min) e segura, desde o momento da admissão, realização de exames de imagem e até a transferência para setor de destino de internação. Sua utilização garante a segurança da equipe de transporte bem como dos outros profissionais, pacientes e acompanhantes.

  • Sistema de exaustão

Para o controle da qualidade do ar do interior da Unidade de Terapia Intensiva foi adotado o conceito (com eficácia comprovada), baseado na definição do fluxo unidirecional, com filtro tipo HEPA (High Efficiency Particulate Air) na exaustão do ar de toda a Unidade que foi exclusivamente preparada para receber os pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19.

a) Sistema de exaustão acoplado ao módulo de transporte

Na chegada do paciente em módulo de transporte na UTI, o mesmo é ligado a um sistema de exaustão por meio de aberturas posicionadas na sua lateral, com o objetivo de eliminar partículas que foram expelidas pelo paciente durante o transporte.

b) Sistema de exaustão acoplado à válvula exalatória na ventilação mecânica.

Par os pacientes com necessidade de Ventilação mecânica é utilizado o sistema de exaustão acoplado á válvula exalatória.

No sistema é utilizado também a filtragem por meio do filtro HEPA  que têm por finalidade eliminar contaminantes biológicos do ar exaurido.

 

  • Módulo de manipulação de Vias Aéreas Superiores (VAS)

O momento de maior risco para os profissionais devido a possibilidade de aerossolização é nos procedimentos em que há manipulação das VAS. Com o objetivo de proteger a equipe foi desenvolvido na instituição protótipo do módulo de isolamento, que pode ser utilizado nos momentos de intubação orotraqueal, com o desenvolvimento de protocolo próprio de rotinas para sua realização, bem como para a extubação e aspiração de vias aéreas. Neste módulo, foram adaptadas ainda aberturas laterais para a instalação do sistema de exaustão durante a realização de procedimentos de risco.

  • Módulo individual

Utilizado com o objetivo de isolamento do paciente, destinado a pacientes de gravidade leve a intermediária. O seu uso pode reduzir a necessidade de medidas de assistência ventilatória mais invasiva como a intubação orotraqueal pela maior concentração de oxigênio que proporciona.

 

  • Utilização de luz ultravioleta (UV) para desinfecção do ambiente

Foi adotado pela instituição, após a realização de desinfecção das superfícies conforme rotina já estabelecida, a aplicação da luz ultravioleta (UV) sendo um método rápido, seguro e eficaz para realizar a limpeza, eliminando até 99,9% dos vírus, bactérias e fungos dos ambientes.

a) Exaustor com Luz UV

Utilizado com o objetivo de realizar a troca do ar de toda a UTI em um período de 01 hora.

b) Robôs de Luz UV

Utilizados para a desinfecção do leito e da unidade a limpeza terminal do ambiente.

c) Rodo com luz UV

Utilizados para a desinfecção após a limpeza do chão dos setores.

d) Luz UV individual em cada leito

Utilizada para a desinfecção diária de cada leito e durante sua utilização é realizada a proteção ocular dos pacientes.

e) Luz UV para desinfecção de celulares, canetas e carimbos

Utilizada para desinfecção diária dos celulares, canetas e carimbos sendo realizada no início e final do plantão, para toda a equipe multiprofissional.

  • Sistema de comunicação interno

No momento da admissão do paciente com suspeita ou confirmação do COVID-19 ou durante seu transporte entre as unidades assistenciais é utilizado o sistema interno de som da instituição para a comunicação de toda a equipe, evitando assim o contato de outros profissionais, pacientes e acompanhantes.

 

  • Utilização de Zinco

Utilizado como medida profilática opcional, referenciado em diversos estudos publicados nacional e internacionalmente. Em doses de 50 mg diários, por 10 dias, a medicação é fornecida aos profissionais da linha de frente.

 

  • Televisita

Após a suspensão das visitas da instituição, definido como medida de contensão, para manter o contato entre os pacientes internados na UTI e seus familiares foi implantada a TELEVISITA pelos serviços de psicologia e humanização. Os familiares são contactados por meio de aplicativos de mensagem rápida, onde é fornecido o boletim médico diário e o contato entre o familiar e o paciente.

  • Utilização da Simulação realística para treinamentos e revisão de processos

Diversos treinamentos foram realizados com toda a equipe multiprofissional, com conteúdos teóricos e práticos abordando a doença, levando informação e apoio às equipes e, principalmente, lavagem das mãos, paramentação e desparamentação.

Foi realizada ainda a simulação realística com toda a equipe, dos momentos de admissão, transporte intra-hospitalar, realização de exame de imagem e admissão do paciente no setor de destino.

Neste momento foi possível rever todo o processo já definido e foram previamente identificadas diversas oportunidades de melhoria.

  • Participação do estudo Coalizão

A instituição está participando do estudo Coalizão, juntamente aos Hospital Israelita Albert Einstein, o Hospital do Coração (HCor), o Hospital Sírio-Libanês, a BP ​(A Beneficência Portuguesa de São Paulo)​ e a Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet) em parceria com o Ministério da Saúde (Departamento de Ciência e Tecnologia) e com o apoio da empresa SEM, para avaliar a eficácia e segurança de potenciais terapias para pacientes com o novo coronavírus (COVID-19).

Três pesquisas já estão sendo realizadas. Dois estudos en​volvem a avaliação de azitromicina e hidroxicloroquina em pacientes hospitalizados com doença leve à moderada e outro em pacientes com doença grave.  Já um terceiro estudo avaliará o uso de corticoesteróides em pacientes em ventilação mecânica. Serão estudos multicêntricos robustos que possam fornecer respostas satisfatórias sobre o tema. 

  • Comunicação Constante entre a Equipe Multiprofissional

Grupos de comunicação direta com todo o corpo clínico da instituição, ativo 24 horas por dia, com finalidade de horizontalização do conhecimento específico da pandemia do COVID-19, havendo discussões entre o diagnóstico, tratamento, paramentação e assistência específica aos pacientes acometidos por meio de brainstorming estruturado.

 

Hospital Icaraí
O Futuro do Sistema de Saúde Brasileiro

Publicações similares

2 Comentários. Deixe novo

Alexandre Berti
27 de abril de 2020 12:12

Muito bom o tratamento as atualizações em tecnologia e protocolos de atendimento

Responder
Alexandre Berti
27 de abril de 2020 12:28

Fui tratado no Hospital Santa Lúcia estava com um quadro muito grave a alguns anos e agradeço à todos os médicos enfermeiros e funcionários da área que cuidaram muito bem de mim e me fizeram sair vivo com todos os recursos que eles têm e toda atenção e esforço por parte de todos que participaram da minha recuperação, muito obrigado! ao Hospital Santa Lúcia !

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu