Avaliação Digital IQG

Avaliação Digital

As avaliações digitais são aceitas e aplicadas pelos padrões internacionais da Health Standards OrganizationHSO. No entanto, o Comitê de Acreditação IQG sempre buscará todas as evidências para ter a certeza que os objetivos indentificados  estão sendo alcançados durante este modelo de avaliação. O processo de avaliação digital deve ser muito preciso e objetivo, pois as áreas de execução do cuidado não poderão ser avaliadas diretamente.

Com os avanços tecnológicos, o atendimento digital ao cliente já não é novidade, inclusive para nós do IQG. Utilizando logística on-line com os avaliadores e o apoio digital a problemas específicos, provamos que um serviço de alta qualidade não está mais vinculado à localização física.

Com os avanços no rastreamento de fluxo de trabalho, softwares de comunicação e tecnologias de compartilhamento de arquivos, podemos realizar a avaliação inteiramente nos escritórios da organização. Embora estejamos bem preparados para gerenciar sua avaliação remotamente, reconhecemos que dúvidas deverão surgir. E estamos aqui para responder algumas das perguntas frequentes.

As avaliações digitais irão substituir permanentemente as avaliações presenciais?

Não será uma substituição total do presencial pelo digital. A metodologia internacional entende que podemos ter um modelo híbrido, alternando pela fase do processo, compromisso da organização e tempo da acreditação.

É possível manter o compromisso de alta qualidade sem estar no local?

Certamente. Continuaremos seguindo os padrões profissionais e as melhores práticas do setor, independentemente da localização e do modelo.

Quais são os desafios ao realizar auditorias dessa maneira?

O fato de ser uma mudança de paradigma para o avaliador e o cliente, esse desafio força os dois lados a serem mais abertos e comunicativos para chegar às conclusões da avaliação.

E nossa experiência as avaliações sempre começam um pouco tímida, mas dentro de um curto período, ambos os lados resolverão problemas e obstáculos logísticos.

Que tipo de equipamento uma empresa deve ter para que uma avaliação digital?

 Uma rede de internet banda larga estável é altamente desejável. É útil também que as pessoas tenham habilidade em utilizar plataformas de comunicação digital. Como alternativa, uma chamada em conferência e o compartilhamento de documentos via Internet funcionarão.

Os requisitos de tecnologia são mínimos – apenas algumas webcams e softwares colaborativos, como Skype, Zoom, FaceTime. WebEx e outros, os quais nos permitirão continuar conversando pessoalmente e até compartilhar a tela como se estivéssemos presencialmente. Embora seja muito importante que a organização considere a segurança da sua rede enquanto trabalha com telecomunicações.

 Quanto tempo leva uma avaliação digital?

As avaliações digitais muitas vezes podem ser mais completas. Às vezes na avaliação local, há interrupções frequentes por parte da equipe, além de outros estímulos de “ruído”. Gasta-se muito tempo conversando com pessoas, ouvindo explicações e refazendo revisões de documentos. Em uma avaliação digital, as interrupções são em menor número, é mais focada e, portanto, muitas das vezes mais eficaz.

Os módulos de avaliação serão divididos em blocos de 40 minutos. O processo todo terá 4 blocos com grupos diferentes e um último bloco de fechamento com o Time de liderança.

Caso o processo de avaliação tenha iniciado antes da pandemia quando o processo será retomado?

A equipe técnica do IQG está trabalhando nos bastidores para dar continuidade a todos os processos já iniciados. Estamos acompanhando a mobilidade das organizações na primeira fase da pandemia e aguardando a estabilização.

A primeira fase da implantação pelo IQG da  avaliação digital servirá para análise quanto a impactos na estrutura organizacional e assim analisaremos ações adicionais no projeto de construção, para podermos avançar com o processo.

O planejamento para a avaliação digital será diferente?

Estamos dedicando tempo interno extra dos avaliadores para desenvolver o plano da avaliação com base nas informações já coletadas de cada organização através de nossos informativos. O que deve diferir neste novo modelo é o fortalecimento da avaliação nas áreas de gestão de pessoas, gestão de riscos, controles internos dos processos clínicos, desenho dos fluxos de atendimento, responsabilidade social e ambiente de trabalho.

Neste modelo de avaliação será elaborado projeto para o desenvolvimento dos processos, como no modelo presencial?

Todo o processo será documentado e a avaliação será finalizada com um projeto e ações para o fortalecimento da qualidade e da segurança na instituição.

Também estarão identificados quais planos deverão ser implementados quando as restrições atuais forem removidas para garantir a retomada das avaliações presenciais.

E se a organização não conseguir demonstrar tudo o que for preciso para concluir a avaliação?

Estamos trabalhando para ser inovadores em nossa abordagem para alcançar de maneira mais eficaz nossos objetivos de avaliação. Na medida do possível, faremos tudo o que puder com procedimentos alternativos para ter garantias razoáveis. Se houver barreiras que nos proíbam de concluir, comunicaremos e providenciaremos novo agendamento para conclusão das informações necessárias.

Durante a pandemia, o IQG continuará a utilizar e implementar ferramentas e abordagens alternativas adicionais ao processo de avaliação. Neste período sem precedentes, estamos trabalhando para ajudar a garantir a segurança e a integridade da gestão das instituições parceiras. Enquanto alcançamos um equilíbrio adequado entre um programa de avaliação digital e presencial para a continuidade de ações de apoio ao processo. Embora essa pandemia tenha acrescentado novas complexidades às nossas operações normais, implementamos abordagens alternativas para fornecer informações úteis para o cumprimento da nossa missão no desenvolvimento da qualidade e segurança dos cuidados de saúde.

Os avaliadores IQG que executarão os procedimentos remotamente estão sendo preparados para seguir os padrões e utilizar toda a tecnologia à sua disposição para evitar a perda do proposito do método. Nas avaliações remotas, os avaliadores terão as mesmas responsabilidades de cumprir com os padrões e oferecer a mesma alta qualidade que teriam no trabalho presencial.

Nós não vamos ceder em nosso compromisso com a segurança, aderência aos padrões de excelência e nosso nível de serviço para sustentar nossa parceria responsável pelo controle de qualidade.

Estamos buscando, incansavelmente, uma maneira inovadora de executar a avaliação digital, oferecendo um toque personalizado a cada cliente.

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