Não existe sociedade bem-sucedida em que não se garanta saúde para os seus cidadãos.

Cada vez mais no Brasil, a defesa da integridade tem sido reconhecida como uma das formas de combater as ineficiências do setor da Saúde, de modo que esse tema seja cada vez mais reconhecido como um dos pilares da Governança Corporativa das organizações.

O manual “Sistema de Gestão para Integridade de Serviços de Saúde” (acrônimo IHS, do original “Management System for Integrity of Healthcare Services”) estabelece padrões detalhados e específicos de regras, controles e processos internos visando mitigar riscos relacionados a atos de corrupção pública e privada no âmbito de organizações de saúde envolvidas na prestação de serviços. Por outro lado, possibilita a essas organizações serem certificadas por uma instituição idônea, permitindo a comprovação de existência de um Programa de Conformidade para qualquer terceiro, a qualquer tempo.

O Manual de Padrões IHS é resultado de um trabalho amplo de pesquisa, não apenas bibliográfica, considerando as melhores referências legais, regulatórias e normativas de diversos países em relação ao escopo anticorrupção na área de serviços de saúde. Além disso, foram realizados estudos de diversos casos de corrupção envolvendo hospitais, clínicas e laboratórios, tudo para assegurar que os mecanismos ora propostos sejam adequados a prevenir as principais causas de desvios. Esta certificação consiste em um conjunto de padrões  rigorosos e especializados, incluindo critérios de avaliação objetivos, que permitem às organizações avaliarem o nível de maturidade dos seus respectivos controles.

Ao adotar o presente Manual, a organização de saúde estará alinhada com padrões internacionais de prevenção à corrupção, protegendo, em primeira instância, os pacientes, e, em segunda instância, o sistema de saúde em sua jurisdição, bem como direitos e interesses de todos os seus demais stakeholders, incluindo funcionários, prestadores, fornecedores, parceiros, médicos, outros profissionais de saúde, sócios, acionistas e investidores.

Certifique sua Instituição para demonstrar à sociedade sua Integridade de Gestão e aplique a mais nova e estruturada metodologia de compliance e governança ética organizacional.

Menu